segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ykamiabas: clássicos das toadas de Caprichoso e Garantido na voz feminina
(Hudson Lima)


O centenário de Caprichoso e Garantido em Parintins comemorado em 2013, ganhou no dia 10 de maio, mais um registro importante para a história, o lançamento do 1º CD gravado e cantado exclusivamente na voz feminina, na Ilha do Azul e Vermelho. O feito é das cantoras Bruna Karla e Dayse Mendes que forma o dueto as Ykamiabas. 

Surgido em 2011 com quatro integrantes o grupo perdeu a cantora Nayobe Queiroz que foi estudar para Manaus e Rose Oliveira, atualmente empresária da dupla. 
O preconceito de apenas homens cantarem toadas foi a maior dificuldade em  superar na avaliação de Bruna Karlla  e Dayse Mendez. 
Denominado “Origem” o disco tem 10 faixas com clássicos do ritmo dos bumbás como, “Amazonas Ayakamé” de autoria de Simão Assayag e Ronaldo Barbosa, sucesso do festival de 1997 pelo Azul e Branco e “Musa Rainha” composta por Tadeu Garcia e Paulinho Dú Sagrado em 1998 no Vermelho. Composições do festival de 2011 como “Geração Garantido” de Emerson Maia Filho e “Sensibilidade” de Adriano Aguiar e Geovane Bastos enriquecem o repertório. 

Leia mais em: Ykamiabas: clássicos das toadas de Caprichoso e Garantido na voz feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário